Ementa
Estruturas simples e complexas da língua espanhola.
Objetivos
Propiciar ao corpo discente conhecimentos lingüísticos que possibilitem a comunicação em língua espanhola.
Ampliar o conhecimento cultural do aluno.
Estabelecer relações entre a cultura brasileira e as culturas de países de língua espanhola.
Metodologia
A metodologia adotada pelo CENTRO DE EXTENSÃO ESPANHOL se baseia nos enfoques comunicativo,
intercultural e holístico.
O enfoque comunicativo considera os seguintes aspectos:
1º. A língua como meio de comunicação, considerando-se as quatro habilidades : ouvir, falar, ler e escrever.
Isto significa que a compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita são
indistintamente relevantes e integradas no processo ensino/aprendizagem pois raras vezes, na vida real,
utiliza-se apenas uma delas, de maneira isolada.
2º. O ensino centrado no aluno, cuja individualidade é respeitada, tendo como objetivo criar condições para
a condução do processo ensino/aprendizagem, no qual o professor, além de ensinar, tem a tarefa de fomentar
no aprendiz a responsabilidade de construção de sua própria aprendizagem.
3º. O ensino significativo que tem como objetivo capacitar o aluno a desenvolver a aprendizagem da
língua espanhola, tomando como ponto de partida as suas funções.
4º. A aula, como espaço no processo de comunicação e ponto de apoio para o desenvolvimento do aprendiz,
possibilitando seu crescimento de acordo com sua potencialidade.
O enfoque intercultural permite ao aluno ampliar seu horizonte cultural através da conscientização da própria
cultura, do desenvolvimento de estratégias de percepção cultural e do contraste intercultural, levando-o à
valorização positiva da diversidade e da diferença, com respeito à sociedade internacional.
O enfoque holístico tem como pontos relevantes a dimensão afetiva da aprendizagem, a pedagogia do positivo,
a união do lógico racional com o intuitivo e afetivo, o reconhecimento de diferentes tipos de alunos, diferentes
percepções e diferentes modos de aprendizagem.
Carga Horária
60 (sessenta) horas por semestre, sendo cada aula de 50 (cinqüenta) minutos.
Corpo Discente
Público interno e externo à UFBA, com idade mínima de 15 (quinze) anos e que, pelo menos, esteja
cursando o segundo grau
|